sábado, 24 de julho de 2010

Até quando?

Depois de uma semana de gritaria e muito tititi, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) decidiu, enfim, nomear Rosymary Neves Teixeira, indicada pelo PDT, para a Direção-Geral do Detran-PA.

No Diário Oficial do Estado, edição de sexta-feira (23), estão as publicações da nomeação de Rosymary e da exoneração de Alberto Campos Ribeiro, agora ex-diretor, que havia sido colocado no cargo pelo deputado estadual Martinho Carmona (PMDB).

Foi preciso o deputado federal Giovanni Queiroz, presidente estadual do PDT, esturrar e ameaçar deixar a coligação que sustenta a campanha de reeleição de Ana Júlia para que a nomeação de Rosymary virasse fato. Mas há um pequeno detalhe no decreto de nomeação da nova diretora do Detran que chamou a atenção deste blogueiro. Uma pequena expressão, três palavrinhas apenas, talvez uma bobagem, mas que não é muito comum aparecer nesse tipo de documento e que, confesso, me deixou intrigado.

No artigo 1º do decreto, diz-se que Rosymary Teixeira foi nomeada para responder pelo Detran-PA, "até ulterior deliberação". Fica parecendo, sei lá, que a nomeação não é pra valer ou que pode durar muito pouco tempo. Ou será que é algum tipo de recado para o deputado Giovanni, assim do tipo "veja lá, vê se se comporta ou mandamos sua indicada pro beleléu..."


Será que alguém pode me explicar o real significado dessa tal "até ulterior deliberação"?

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Essa é muito boa

Emprestada do blog do Zé Dudu:



"NÓIS É JECA MAIS NÓIS É JÓIA!!!!!
O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos  vendedores:
"Seo Gomis, o criente de belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa.
Faiz favor toma as providenssa.
Abrasso,
Nirso"
Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro:
"Seo Gomis, os relatório di venda vai xega atrazado proque to  fexando umas venda. Temo que mandá mais treiz mil pessa. Amanha to xegando.
Abrasso
Nirso"
No dia seguinte:
"Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis mil em beraba.
E to indo prá brazilha."
No outro:
"Seo Gomis, brasilha fexo 20 mil. Vo pra frolinopolis e de la pra sum palo no vinhão das cete hora.
Vai la pra mode mi buscá, na parada dele.
E assim foi o mês inteiro.
O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor.
O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa, e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse que tomaria as providências necessárias. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso que afixou no mural da empresa, juntamente com os faxes do vendedor:
"A PARTI DE OJE NOIS TUDO VAMO FAZÊ FEITO O NIRSO. SI PRIOCUPÁ MENUS EM INSCREVER SERTO MODI DI VENDÊ MAIS.
ACINADO : O PREZIDENTI."

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coisas da Política 15 e 16 de julho de 2010

O ex-deputado Airton Faleiro (PT) está irado com as reclamações de prefeitos contra técnicos do governo que não conseguiram viabilizar convênios com os municípios antes do prazo legal de 30 de junho. E disparou em seu Twitter: ‘Enquanto uns enfrentam o rigor das ruas buscando votos para a governadora, outros rasgam os votos nos gabinetes’.

Na lista
O nome de Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, pré-candidato a deputado estadual, saiu numa lista de jornal da capital entre os que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Mas o advogado dele, Antônio Quaresma, disse que desconhece essa situação.
Obstáculo
Segundo Quaresma, o único empecilho para a candidatura de Ferreirinha, por enquanto, é a acusação de duplicidade de filiação (PTB e PT), cujo recurso foi impetrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Água fria
Decisão do ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pode complicar as pretensões de reeleição da deputada Bernadete ten Caten (PT). O ministro decidiu contra o pedido da deputada, que queria evitar, através de Medida Cautelar, os efeitos da ‘Lei da Ficha Limpa’ sobre a candidatura dela.
Os fatos
Bernadete foi condenada pela Justiça Federal em Marabá e pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, por causa de supostas irregularidades em sua gestão à frente do Incra. Como ela tem foro privilegiado, por ser membro do Legislativo estadual, a condenação pelo Juízo Federal de Marabá seria juridicamente nula, na visão da defesa.
Chance
Assim, Bernadete só teria sido condenada por uma instância da Justiça Federal, o TRF, e teria direito a julgamento em duplo grau de jurisdição antes que a ‘Lei da Ficha Limpa’ pudesse ser aplicada em sua candidatura. Mas o ministro Hamilton Carvalhido não teve esse entendimento, negando seguimento ao pedido da deputada.
Colegiado
Em sua decisão, publicada ontem (14) no site do STJ, Carvalhido afirma que a ‘Lei da Ficha Limpa’ diz que ‘são inelegíveis os que forem condenados por órgão judicial colegiado’, sem se referir à pretendida obrigatoriedade de julgamento em duas jurisdições. E foi exatamente isto o que aconteceu com Bernadete no TRF, o que pode, em tese, impedir a sua candidatura.
Chumbo grosso
O PMDB pediu a impugnação de todos os candidatos majoritários da coligação ‘Acelera Pará’, liderada pela governadora Ana Júlia Carepa (PT). A coligação ‘Juntos com o Povo’, do ex-governador Simão Jatene (PSDB), também pediu a impugnação de Ana Júlia.
Troco
Invertidos os papéis, a ‘Acelera Pará’ deu entrada em pedido de impugnação da coligação de Simão Jatene. E o Ministério Público Federal completou, na terça-feira (13), 18 pedidos de impugnações de candidatos com base na ‘Lei da Ficha Limpa’.
Multa
O candidato a deputado federal pelo PT, Cláudio Puty, ex-chefe da Casa Civil do governo do Estado, foi multado pelo TRE em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. Tudo por causa da entrega de cheques-moradia, feita por ele no templo da Igreja Quadrangular em Tucuruí.

A lista está crescendo. Já são 40 os candidatos a deputado estadual do sul e sudeste do Pará, identificados pela Coluna na relação dos que pediram registro, divulgada pela Justiça Eleitoral. Para deputado federal, o número cresceu de sete para dez pretendentes.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Um ano sem Juvêncio

Há exatamente um ano, morreu o economista, publicitário e blogueiro Juvêncio Arruda. A blogosfera nunca mais foi a mesma sem aquele que era chamado carinhosamente pelos amigos de "mestre dos blogs".

Coisas da Política, 13 e 14 de julho de 2010

Pelo menos por ora, não está funcionando a pressão do PT para que Paulo Rocha seja candidato único da coligação ao Senado. PTB, PV e PSB mantêm firmes as candidaturas de Fernando Yamada; Anivaldo Julião de Lima, o Savanas; e Rosineide Souza. O PT ameaça impugnar os três candidatos, o que pode causar um grande conflito com os partidos aliados.

Começou
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará encaminhou à Justiça Eleitoral pedidos de impugnação das candidaturas e Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) ao Senado, com base na chamada Lei da Ficha Limpa. O motivo: os dois renunciaram aos respectivos mandatos no Senado e na Câmara para escapar da cassação.
Histórico
Jader renunciou ao mandato de senador, em 2001, para não ser cassado por falta de decoro parlamentar, depois de se envolver numa briga com o ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães, já falecido. Paulo Rocha renunciou ao mandato de deputado federal, em 2005, também fugindo da cassação no escândalo do mensalão.
Sefer
O MPF também pediu a impugnação do ex-deputado Luiz Sefer, ex-DEM e hoje no PP, que renunciou em 2009 quando pressentiu que seria cassado pela Assembléia Legislativa. Sefer é acusado por crime de pedofilia e recentemente foi condenado pela Justiça, mas recorre da decisão em liberdade.
Lista
Entre os impugnados pelo Ministério Público Federal estão ainda o ex-prefeito de Floresta do Araguaia, Delvani Balbino dos Santos, o Xis (PMDB); o ex-vereador redencense Emerson Monsef (PMDB); e o ex-vice-prefeito de Conceição do Araguaia, Everaldo Nunes (PPS). O ex-presidente da Associação Comercial de São Félix do Xingu, José Fernandes Barros, o Zé da Ferragista (PRB), também está na lista.
Médico
O ex-prefeito de Rio Maria, o médico Moacir Pires de Faria, contrariando amigos mais íntimos e a própria família, decidiu sair candidato a deputado estadual pelo PDT. Hoje residindo em Xinguara, onde mantém consultório e clínica médica, Pires atendeu aos apelos do deputado Giovanni Queiroz, presidente regional do PDT.
Estratégia
Raimundo Oliveira, ex-superintendente do Incra em Marabá e candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, realizou reunião em Xinguara, na última sexta-feira (9). O encontro se deu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xinguara, onde Oliveira reuniu amigos e coordenadores para traçar estratégias de campanha.
Visita
O candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, desembarca em Belém nesta terça-feira (13). Na agenda, visita ao Ver-o-Peso, sabatina no Fórum da Amazônia Sustentável e apresentação da plataforma do candidato em uma escola da cidade. Na quarta-feira, Plínio visitará Abaetetuba.
Tucano
Outro candidato a presidente que deve visitar o Pará nos próximos dias é o tucano José Serra. A chegada do candidato do PSDB ao Estado está prevista para acontecer nos dias 23 ou 24 de julho. Dilma Rousseff, candidata do PT, ainda não divulgou agenda no Pará.

Apesar das idas e vindas do processo eleitoral, que ameaçam o seu mandato, o prefeito de Jacundá, Izaldino Altoé (PT), decidiu prosseguir trabalhando. O Diário Oficial do Estado, edição de ontem (12), trouxe a publicação de contratos para a construção de 250 casas populares, redes de esgoto e sistema de abastecimento de água. Obras que somam R$ 17 milhões de investimentos.

Não se faz uma Copa do Mundo apenas com gogó

No site do Estadão, nesta segunda-feira, 12 de julho de 2010:


"Fifa alerta que falta tudo ao Brasil para Copa de 2014
Entidade deixou claro que passará a pressionar o País para que erros do Mundial da África não se repitam

Três anos depois de dar a Copa de 2014 ao Brasil, a Fifa alerta que falta tudo ainda no País para organizar o Mundial em quatro anos. A entidade deixou claro que, com o fim da Copa de 2010, passará a pressionar o Brasil para acelerar as obras para o Mundial. Muitas das promessas sequer saíram ainda do papel, para o desespero da Fifa.
Ontem, questionado se existiam problemas do Brasil para a Copa, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, admitiu que sim. "Temos alguns problemas sim", disse. A lista do cartola, na realidade, é longa e complexa. "Precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade suficiente em hotéis", disse Valcke.
Em resumo, o recado da entidade é de que nada está em dia. Não há nem uma definição de onde ocorrerão os jogos de abertura e semifinais, como será a infra-estrutura, quais aeroportos serão usados e nem sobre garantias financeiras. Um membro do Comitê Executivo da Fifa admitiu ao Estado que, se o Brasil não tivesse concorrido sozinho para sediar a Copa, não teria levado diante da falta de planejamento.
Para a Copa de 2018 e 2022, há na Fifa quem tenha a sensação de que os candidatos estão mais preparados que o Brasil. Nos bastidores, o Brasil vem sendo considerado pela Fifa como um país tão problemático ou até pior que a África do Sul para a realização da Copa. Antes do início do Mundial, o presidente da entidade, Joseph Blatter, chegou a apontar que "o Brasil não era um paraíso", em um sinal de insatisfação com a forma de lidar com a Copa pelos cartolas e governos.
Em maio, Valcke já havia alertado que os trabalhos no Brasil estavam "impressionantemente atrasados". Sua avaliação é de que o atraso chegava a dois anos. Na quinta-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, garantiu que essa não era mais a situação do Brasil e que as obras estavam já em andamento. Mas alertou para a situação dos aeroportos.
Na sexta-feira, foi a vez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacar quem duvidasse do Brasil. Para ele, era "descabido" questionar se o Brasil estaria pronto para a Copa, garantindo que investimentos seriam feitos e que não faltaria aeroportos. Lula chegou a se irritar com o questionamento. "Se o Brasil não tiver condições, garanto que volto da África à nado", disse.
Valcke, que terá de tomar decisões sobre estádios e sobre o formato da competição no Brasil, admite que o trabalho não será pequeno. "Vamos trabalhar em todos esses assuntos", garantiu. O A Fifa havia prometido que falaria de 2014 após o final da Copa de 2010. Mas, ontem, um dia após a final da Copa, o sentimento ainda era de que não se deveria tratar do assunto diante do grande número de polêmicas. A Fifa estava decidida a não permitir que jornalistas brasileiros tomassem a conferência para falar de 2014. Vários jornalistas do País que pediram a palavra simplesmente não foram atendidos.
Blatter admitiu que fará uma visita até o final do ano ao Brasil, antes do fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas a relação entre a Fifa, CBF e o governo não é das melhores. Lula desistiu de assistir a final da Copa, o que foi considerado como um ato de menosprezo à entidade que levará o Mundial ao Brasil em 2014.
Tradicionalmente, o presidente do próximo país sede é o convidado de honra da final da Copa. Ontem, na sala vip do estádio, o lugar de Lula ficou vazio."

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coisas da Política 10 a 12 de julho de 2010

Até agora, na lista divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Coluna conseguiu identificar 33 candidatos a deputado estadual do sul e sudeste do Pará. E ainda sete candidatos a deputado federal, um ao Senado da República e quatro candidatos a suplente de senador.

Recurso
A deputada Bernadete ten Caten (PT) entrou com Medida Cautelar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) buscando efeito suspensivo de natureza eleitoral em processo que corre contra ela no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Tudo está relacionado a decisão que reconheceu suposta improbidade na administração de recursos públicos na gestão de Bernadete na superintendência do Incra.
Ficha Limpa
O objetivo da Medida Cautelar é suspender o processo no TRF e afastar a possibilidade de aplicação da chamada ‘Lei da Ficha Limpa’ na candidatura de Bernadete. Isso porque ela perdeu também em segundo grau decisão que já lhe havia sido desfavorável na primeira instância da Justiça Federal em Marabá.
Prevenção
O recurso especial no Tribunal Regional Federal não tem previsão para ser julgado. Como Bernadete tem urgência em ver aprovado o pedido de registro de sua candidatura, a Medida Cautelar visa buscar remédio antecipado para possíveis impugnações.
Erramos
A coligação proporcional do grupo de partidos que apóiam Simão Jatene para o governo do Estado não tem exatamente a configuração anunciada pela Coluna, na última terça-feira (6). Na verdade, para deputado federal estão coligados os partidos PPS, DEM, PSDC, PRTB, PMN, PRP e PSDB.
Estaduais
Já as candidaturas para deputado estadual do grupo liderado pelos tucanos se alinharam em duas coligações. O PPS se coligou com o PSDC, PRTB, PMN e PRP e outra frente foi formada pelo PSDB e DEM.
Senador
Além dos três suplentes de senador de Marabá, cujos nomes a Coluna deu na edição de quinta-feira (8), o sul e sudeste do Pará terão também um candidato ao Senado e mais uma candidata a primeiro suplente. O candidato a senador é o ex-vereador de Tucumã, Anivaldo Julião de Lima, o Savanas (PV), e a candidata à suplência é a ex-deputada federal Ann Pontes (PMDB), de Tucuruí.
Federais
Para deputado federal, a região tem também outros três candidatos, além dos quatro aqui relacionados também na última edição. São eles: Emerson Monsef (PMDB), ex-vereador de Redenção; Claudinei Furman (PDT), ex-deputado estadual e filho do ex-prefeito de Tucuruí, Cláudio Furman; e o comerciante José Fernandes de Barros, o Zé da Ferragista (PRB), de São Félix do Xingu.
Brasília
O vice-governador do Pará, Odair Santos Corrêa, decidiu que quer experimentar novos ares e, se os eleitores permitirem, vai morar em Brasília, a partir de 2011. Corrêa é candidato a deputado federal, nas eleições deste ano, pelo PDT. O nome do vice-governador está na relação dos que pediram registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Luiz Carlos Tremonte (PSL) deu sinal de vida e anunciou oficialmente sua desistência de concorrer ao governo do Pará, este ano. Depois de ter seu nome aprovado na convenção do partido, Tremonte alega falta de estrutura para tocar a campanha. Pelo mesmo motivo, o PSL anunciou que desistiu de ter candidatos ao Senado e a deputado federal e estadual.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Para cada ocasião, um programa...

Charge do cartunista Nani que está dando o que falar e tem até promessa de processo feita pelo PT. Mas será que há outra forma de definir o imbróglio da troca de "programas" de Dilma junto ao TSE? Afinal, qual é mesmo o programa da candidata?


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Coisas da Política, 8 e 9 de julho de 2010

Três políticos marabaenses emplacaram seus nomes como candidatos a suplente de senador, nas eleições deste ano. O médico Jorge Bichara será o primeiro suplente do PV, Félix Urano de Brito (Tibirica) suplente no PSOL e o ex-vereador Leodato Marques, do PP, segundo suplente do candidato Paulo Rocha (PT).

Pendências
Por faltar informações e documentos essenciais à aprovação do projeto, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município de Marabá está pendente na Câmara de Vereadores. A sessão de terça-feira (6) foi suspensa pela presidente da Casa, vereadora Júlia Rosa (PDT), até que a prefeitura envie os documentos que faltam no bojo do projeto.
Recesso
Tão logo os papéis sejam enviados pela Secretaria de Planejamento do município, a sessão deve ser retomada para dar prosseguimento à apreciação do projeto. Enquanto a LDO não for aprovada, os vereadores não poderão entrar em recesso, por força da Constituição Federal e da legislação correlata.
Sumiu
O madeireiro Luiz Carlos Tremonte teria desistido de sua candidatura ao governo do Pará? Seu partido, o PSL, não deu entrada no pedido de registro junto ao TER, no prazo legal. Tremonte ainda pode fazê-lo, mas o que se diz é que a direção nacional do PSL não quer a candidatura do empresário.
Cinco
Enquanto isso, apenas cinco candidatos ficam na disputa do governo paraense. Ana Júlia Carepa (PT), Cleber Rabelo (PSTU), Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro (PSOL) e Simão Jatene vão tentar convencer os eleitores da viabilidade de seus projetos para governar o Estado de 2011 a 2014.
Deputados
No sul e sudeste do Pará, muitos candidatos à Assembléia Legislativa. Os mais conhecidos são Alberto Branco (PSDB), Mário Moreira (PTB), Lourivan Gomes (PDT), Tetê Santos (PSDB), Parsifal Pontes (PMDB), Milton Zimmer (PT), Faisal Salmen (PSDB), Valmir da Integral (PDT), Bel Mesquita (PMDB), Marcos Eleutério Filho (PPS), Deley Santos (PV) e Gualberto Neto (DEM).
Federais
Para deputado federal, os nomes mais conhecidos no sul e sudeste do Pará são os dos atuais deputados e candidatos à reeleição Wandenkolk Gonçalves (PSDB), Zequinha Marinho (PSC), Asdrúbal Bentes (PMDB) e Giovanni Queiroz (PDT). Em Marabá, somente Asdrúbal está na briga por uma vaga na Câmara Federal.
Prestígio
Fernando Yamada foi prestigiado pelas entidades empresarias do Estado no lançamento de sua candidatura a senador, na noite da última terça-feira (6), na sede da Federação da Indústria do Estado do Pará. Entre outros líderes empresariais, compareceram Carlos Xavier (Faepa), Sérgio Bitar (ACP), José Conrado (Fiepa) e Lutifala Bitar.
Em família
E quem pensava que o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), sairia de mãos abanando, no que se refere aos espaços na coligação que apóia a reeleição de Ana Júlia, caiu do cavalo. Dudu emplacou seu irmão, Valdete Costa, como primeiro suplente de Paulo Rocha, e o sobrinho Saulo Costa na suplência de Fernando Yamada.

O maior volume de recursos de campanha, entre os candidatos ao governo, é da governadora Ana Júlia, que deve gastar R$ 47 milhões. Domingos Juvenil vem em seguida, com R$ 20 milhões, à frente de Simão Jatene, que informou ao TRE que gastará R$ 10 milhões. Fernando Carneiro prevê gastos de R$ 500 mil e Cléber Rabelo vai gastar R$ 25 mil.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Placar de Brasil x Holanda

O Blog quer saber o seu palpite para o jogo do Brasil contra a Holanda, nesta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Arrisque aí no painel lateral do blog, logo abaixo do atalho do Twitter.

O meu palpite é que venceremos o jogo por 2 a 0.

Consumidores ocupam escritório da Celpa

Informa o jornalista Hiroshi Bogea que os consumidores da Celpa em Tucuruí, cansados de esperar pelas promessas de melhorias nos péssimos serviços prestados pela concessionária naquele município, resolveram ocupar o escritório da empresa.

Como nos demais municípios paraenses (creio que sem nenhuma exceção) a calamidade nos serviços (?) da Celpa é exatamente igual ao que acontece em Tucuruí, a tendência, se as coisas não melhorarem, é de mais dores de cabeça para a empresa. A população já não agüenta mais prejuízos por causa da inoperância da concessionária de energia que demonstra estar pouco se lixando para seus consumidores.

PTB não fechou a ata da convenção

Conforme programado (e cumprindo o prazo fatal da legislação eleitoral), o PTB do prefeito de Belém, Duciomar Costa, realizou sua convenção estadual ontem, mas, a exemplo de muitas outras legendas, não fechou a ata. Não fechou porque, apesar de estar apalavrado com a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT), Duciomar (que inclusive esteve na convenção do PT, no Hangar) espera o cumprimento de tudo o que foi acordado com Ana, antes de jogar a estrutura do PTB na campanha da governadora.

Segundo o que foi anunciado, o apoio do PTB à governadora vai custar caro. Entre outros mimos, Duciomar pediu e levou (até agora só na promessa) o pagamento de quase R$ 200 milhões do governo do Estado à Prefeitura de Belém, referente a supostas diferenças nos repasses do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); a indicação do deputado petebista Joaquim Passarinho a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE); e o comando da Cohab.

Até a noite de ontem, não havia nem sinal no horizonte do cumprimento de qualquer um desses compromissos, por parte do governo. Aliás, o primeiro já está prejudicado, já que a vaga no TCE é de livre indicação da governadora, mas o nome precisa ser aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado. Como os deputados entraram em recesso nesta quarta-feira, sem que nenhum documento do governo com a indicação de Joaquim Passarinho chegasse por lá, será muito difícil (quase mesmo impossível) que o assunto seja discutido no Legislativo antes das eleições de outubro.

Moral da história: desconfiado de que os compromissos assumidos pelo governo com o PTB correm sério risco de ficar somente no campo das promessas, Duciomar mandou deixar a ata da convenção petebista em aberto, para o caso de ter que mudar de lado nos próximos dias.

Educadores em pé de guerra

Em Itupiranga, esquenta o clima na relação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) e o governo do prefeito Benjamin Tasca (PT). O sindicato acusa o prefeito de atrasar, sistematicamente, o repasse da contribuição sindical dos servidores.

Em Marabá, os trabalhadores da Educação também andam tiririca com o prefeito Maurino Magalhães. Entre outras reclamações, a de que o prefeito autorizou o desconto dos dias parados de todos os servidores que entraram em greve. A coordenação local do Sintepp pretende acionar o Ministério Público para tentar reaver os valores descontados dos contracheques dos trabalhadores.

Desabafo de um eleitor

O jornalista Chagas Filho, em seu Blog, solta o verbo pra cima da vereadora Irismar Sampaio (PR), em quem diz ter votado. Ele acusa a vereadora de ter dado as costas ao povo que a elegeu e de proteger ao governo de Maurino Magalhães. Leia:


"Venho humildemente diante de meus leitores para confessar um pecado:
Eu votei na Irismar.
Sim, eu fiz isso.
E confesso também que nunca me decepcionei tanto na minha vida.
Fomos colegas de universidade, nos formamos juntos e tínhamos um laço de amizade.
Em minha defesa, quero dizer que fui induzido a erro.
Minha amiga Irismar parece não entender que o fato de ela ser da base de sustentação do governo municipal não lhe dá o direito de virar as costas para aqueles que a elegeram, para a população e para os servidores públicos que sofrem nas garras do prefeito da folha caída.
Irismar Sampaio pode até ser eleita de novo, mas não mais à custa de meu voto.
Isso é um desabafo mesmo."

Vice de Jatene é do oeste do Pará

O santareno Helenilson Pontes, do PPS, foi escolhido ontem para compor a chapa majoritária do candidato do PSDB ao governo do Pará, ex-governador Simão Jatene. Pontes será o vice de Jatene e o senador Flexa Ribeiro foi confirmado pelos convencionais tucanos como único candidato da coligação ao Senado (pelo menos por ora).

Helenilson Pontes é advogado tributarista e foi candidato a deputado federal em 2006, quando obteve 28.647 votos. Ele não conseguiu ser eleito, mas seus votos foram fundamentais para que a coligação da qual o PPS participava pudesse eleger o deputado Giovanni Queiroz (PDT).

Irmão e secretário

Deve ser publicada hoje a nomeação de Gilson Magalhães, irmão do prefeito Maurino Magalhães, para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá.